A saúde pública do Brasil tem a sua credibilidade muito baixa, a população brasileira está cada dia mais desacreditada no Sistema único de Saúde (SUS). Os atendimentos particulares são muito caros, por esses motivos, as pessoas quem tem condições financeiras de contratar um plano de saúde não pensam duas vezes. Mas, o que era para ser uma solução, muitas vezes se torna uma grande dor de cabeça. Aqui vamos dar dicas de como contratar um plano de saúde sem problemas.
Entenda as modalidades dos planos
Os planos de saúde possuem basicamente dois tipos de modalidades: individual/familiar e coletivo/empresarial. Hoje são poucas empresas que ainda ofertam os planos individuais. A maioria comercializa os planos conhecidos como coletivos por adesão, eles são feitos por meio de entidades de classe, como grupos de profissionais (engenheiros e comerciários, por exemplo).
Os preços dos planos coletivos são mais baixos do que os convencionais, porém, os reajustes são maiores. Isso acontece porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não determina um teto para o reajuste dos planos coletivos, apenas para os individuais que foram adquiridos depois de 1999.
Analise as carências
A principal preocupação de quem contrata um plano de saúde são as carências. A maioria dos planos obrigam os beneficiários esperarem até 180 dias para utilizar o plano contratado por completo. Se for identificado um problema de saúde antes de contratar, esses prazos podem ser indeterminados.
Mas atenção, se você está trocando de plano e no seu plano anterior o prazo contratado foi superior a dois anos, existe a portabilidade de carência. Com ela, você transfere a carência cumprida no plano anterior e não tem que esperar esses prazos novamente.
Avalie a cobertura necessária
Um ponto muito importante para se analisar antes de contratar um plano de saúde é a área de cobertura. Existem planos de abrangência regional ou nacional.
Caso você não tenha o costume de viajar, os planos de abrangência regional são geralmente mais baratos, então é uma boa opção para você. Mas, se você viaja ao menos uma vez por ano, a contratação do plano de abrangência nacional faz mais sentido, afinal imprevistos acontecem e você não quer ficar na mão no meio de uma viagem.
Leia o contrato
Antes de assinar o contrato do seu novo plano de saúde, evite problemas futuros, leia o contrato por completo, e garanta que tudo que foi prometido pelo corretor esteja escrito. Exija uma cópia do contrato e uma lista de todos prestadores credenciados, médicos, hospitais, clínicas e laboratórios.
Verifique a confiabilidade do plano
Ao procurar um plano de saúde, verifique qual a confiabilidade dele. Você pode procurar o registro da operadores no site da ANS. No site é possível você verificar o desempenho da empresa, histórico e posição na lista de operadoras que mais recebem reclamação dos consumidores.
É interessante, também, buscar indicações com que já possui o plano. Caso não conheça ninguém, procure na internet nos sites de reclamação e veja o desempenho da operadora.