Já pensou que sua idade pode ter interferência no seu plano de saúde? Talvez nunca tenha pensado a respeito, mas saiba que a depender da faixa etária da pessoa que está pensando em contratar um plano de saúde particular pode, de fato, interferir em valores e coberturas.

Confira nosso post abaixo para saber como o fator idade interfere no plano de saúde.

Sabemos que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não interfere nos valores dos planos de saúde. Quer dizer, ela não define os preços. Mas ela pode e de fato, coloca limites nos mesmos.

Planos Médico-Hospitalares individuais ou familiares

Tais planos que podem incluir consultas, exames e internação devem ser contratados de forma direta pelo beneficiário que será titular do mesmo, e isso deve ser feito junto à operadora que oferece o plano. Se tais planos forem contratos após a vigência da Lei 9656 (a partir de 1999), eles terão um reajuste anual que já foi aprovado pela ANS.

Já os planos de saúde que foram contratados antes da vigência da Lei 9656, os conhecidos como planos antigos, possuem contratos diferentes e os reajustes são bastante variados.  contratos heterogêneos e os reajustes os mais variados. Mas de forma resumida, os planos antigos “passaram a ser considerados atos jurídicos perfeitos, ou seja, vale o que está escrito no contrato, inclusive no que se refere ao reajuste de sua mensalidade.”

Planos Coletivo Empresariais

Nesses planos acontece o seguinte: são contratados através de uma pessoa jurídica e os reajustes não são definidos pela ANS. Quando isso acontece, a Agência irá somente acompanhar os aumentos de preços. Tais reajustes são feitos de forma livre entre a operadora responsável pelo plano e o representante do grupo. A ANS não possui ação nessa parte da negociação.

Faixa Etária

Já a faixa etária pode causar reajuste no valor do plano de saúde. Além dos reajustes já mencionados acima e dos anuais, a faixa etária da pessoa pode alterar os valores do plano de saúde. Tal reajuste, acontece toda vez que a pessoa beneficiária passa a ter idade superior às pré-estabelecidas por cada faixa etária.

Basicamente, o que acontece no reajuste por faixa etária é algo natural que acontece em decorrência do envelhecimento de todos. As faixas etárias possuem uma espécie de perfil médio de utilização dos serviços prestados pelo plano de saúde. O reajuste acontece na idade inicial da faixa e pode acontecer em ambos os casos: mudança de idade da pessoa ou de seus dependentes.

Planos que estão diante da Lei 9.656(contratados a partir de 02 de janeiro de 1999) a última faixa etária é aos 59 anos. Mas no que concerne aos planos antigos as faixas etárias podem ir até 80 anos, pois estão de acordo com o contrato. Portanto, saiba que se a mudança da faixa etária e o aniversário do plano da pessoa por ventura coincidirem o plano terá dois reajustes. Assim, se coincidirem a mudança de faixa etária e o aniversário do plano, o consumidor terá dois reajustes.